sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que é Geografia

1. Um Panorama Geográfico se dá em primeira fase em saber o que é geografia e como ela começou.
A Geografia é o estudo cientifico da superfície da terra com o objetivo de descrever e analisar a variação especial de fenômenos físicos, biológicos e humanos na superfície terrestre; A Geografia é uma palavra de origem grega Geo e Graphein, que juntas formam um esqueleto de uma ciência, palavras que são Terra e Descrever, ou Descrever a Terra, descrever a paisagem entre o Homem e a natureza. A Geografia_ Conhecida como História natural ou Filosofia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas das últimas eras.

2. O nascimento da Geografia
A utilização da Geografia se deu por pura necessidade de se expandir os negócios bilaterais da Grécia, assim tendo o conhecimento necessário nada a impediria de expandir o comercio, sendo este o objetivo de um estudo sistemático do ambiente físico e fenômenos naturais, no século 4 Ac, os Gregos observarão o planeta como um todo, valorizando o conhecimento do ambiente físico e os fenômenos naturais, criando assim o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.
Erastóstenes de Cirene que viveu na cidade de Alexandria, um excelente matemático que tinha os cargos de diretor da biblioteca e do museu de Alexandria, a biblioteca de Alexandria foi a maior biblioteca da história da humanidade, com um acervo incrível de livros, pergaminhos, rolos e papiro. Ela floresceu sob o patrocínio da desnatai ptolomaica e existiu até a idade média, quando foi destruída por um incêndio cujas causas são improváveis, esta mesma foi fundada há três séculos antes de Cristo.
Erastóstenes ao se depara com alguns papiros no ano de 285 AC encontro as informações de na cidade de Siena, no vale do Nilo, cerca, de 800 km ao sul de Alexandria, ao meio dia do solstício de verão (o dia mais longo do ano, no hemisfério norte -21, de junho) colunas verticais não projetavam qualquer sombra, ou seja, o sol situava-se a prumo. Desconhece quem teria a autoria deste papiro. Erastóstenes resolve verificar o que acontece no solstício de verão em Alexandria ao meio dia, para sua surpresa, em Alexandria as sombras das colunas projetavam sombras suficientes grandes para que não houvesse dúvida de que as coisas se comportavam de forma distinta em Siena, pro que, no mesmo dia e hora, em locais diferentes, as sombras seriam diferentes?  Há quase 23 séculos, Erastóstenes deu a resposta correta, porque a terra é redonda (globo, esférica), se fosse ela plana a sombra seria igual.
Depois, o geógrafo e historiador grego Estrabão selecionou todo o conhecimento clássico sobre Geografia. Todo esse conhecimento encontra-se reunido numa obra de 17 volumes sobre a época em que Jesus Cristo viveu. Esta publicação se tornou a única referência sobre obras gregas eromanas desaparecidas. Outra importante contribuição foi a do astrônomo e geógrafo Ptolomeu. Ptolomeu viveu no século II da era cristã. Por mais que o astrônomo tivesse grande contribuição, seus estudos apresentavam erros.

3. A Geografia na idade media 

Na idade media a Geografia se predeu nas mãos do clero, todo trabalho de decadas estava retida na mão da igreja catolica, assim tendo o monopolio da clutura só divugava o que para eles estava de acordo com os seus ensinos. Neste periodo a igreja defendia que a terra era o sentro do universo e que o sol girava em torno da terra em qundo a mesma ficava parada sem movimento nenum, e que sua estrutura era plana. Nesta mesma epoca eram defendidos dois sistemas planetarios, o geocêntrico defendido pela igreja e o heliocêntrico defendido pelo renasentismo. 

3.1. Conceito de Geocêntrismo 
A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.c.) quem, na sua obra "Almagesto",1 deu a forma final a esta teoria,2 que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro doUniverso com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor.3 Essa visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543),2 da teoria heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.). Wikipédia,

3.2. Conceito do heliocentrismo
Em astronomia, heliocentrismo é a teoria que o Sol está, em uma interpretação estrita, estacionário no centro do universo; ou em sentido lato, situado aproximadamente no centro do sistema solar, no caso do heliocentrismo renascentista. A palavra vem do grego (ήλιοςHelios = sol e κέντρον kentron = centro).
Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. Apesar de as discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem daantiguidade clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, o tema ganhou notoriedade explícita ao suscitar e estabelecer o divórcio entre o pensamento dogmático religioso e o pensamento científico; a ele e ao julgamento de Galileu perante a Santa Inquisição remontando as origens da ciência em acepção moderna. Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico. Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. A explicação física causal para o modelo de Kepler foi fornecida por Isaac Newton via lei da gravitação universal, sendo o modelo então estabelecido de grande valia até hoje. Wikipédia,

4. Galileu Galilei um cientista de Deus
Existe uma frase atribuída a Sócrates que diz A vida sem ciência, sem conhecimento é uma espécie de morte. É lógico que ciência para os gregos era algo um pouco diferente do que entendemos por ciências em nossos dias, mas uma coisa é fato: há pessoas que parecem nascer com uma tremenda sede de sabedoria e não se contentam enquanto não bebem litros e litros do mar do conhecimento. (Rodrigo Silva)
Galileu Galilei naceu na cidade de Pisa na Itália dia 18 de fevereiro de 1564, filho de Vincenzo Galilei, músico, matemático e comerciante, sua mãe Julia Amanat uma Cristã fervorosa, seus pais tiveram uma forte influência na sua vida, que adivinha de se tornar o fundador da física moderna.
A Ciência Moderna, que teve nele um de seus principais precursores, nasce como nova forma de ver o mundo. Através de observações e experimentos, novos valores são formulados. O telescópio teve um caráter revolucionário nas observações de Galileu. Através dele, viu-se muitas coisas no céu. Temos, assim, a elaboração de uma teoria que ultrapassa os limites do mundo simples observável. Existe, assim, uma diferença entre o mundo dado aos sentidos e o mundo real, que é o mundo desta nova ciência gerada, principalmente, a partir do século XVII.
Começa-se a buscar leis naturais para o mundo. Há uma ruptura com relação ao pensamento medieval, o que conduziu a choques com a Igreja Católica.
Além de criticar a ontologia aristotélica, o matemático italiano veio a propor uma metodologia e uma teoria que estabilizaram o pensamento, criando outras verdades.
Galileu escreveu Sobre o movimento (De Motu), livro que contrariava as teorias aristotélicas de movimento e que o colocou como um líder da reforma científica.
Galileu Galilei destrói definitivamente a imagem mítica do cosmos para substituí-la pelo esquema de um universo unitário, movido através das leis da matemática, tendo como eixo o heliocentrismo copernicano.  CANESSO Pág. 1
A Igreja Catolica elegeu as descobretas de Galileu, mais discorda das suas intepretações, Em 1613 Galileu publica um artigo que o levaria a inquesisção, cartas sob manchas solares que defendia o sistema copernicano de um universo heliocêntrico. A publicação em 1616 de sua teoria sobre as marés, teoria que Galileu acreditava provar que a Terra se move, leva-o a Roma para esclarecer suas posições. Galileu foi severamente advertido sobre os seus conhecimentos que diziam eles que não conhecida com a Bíblia, uma bela de uma baboseira, porque a Bíblia não se priva a dizer se o mundo é regido pelo sistema geocêntrico ou heliocêntrico.
Galileu foi forçado a renunciar as teorias de Copérnico e foi condenado à prisão perpétua. Mas sua pena foi prontamente comutada a uma prisão domiciliar bem mais leve, na cidade de Siena, sob a guarda do arcebispo Ascânio Piccolomini, um de seus ex-alunos. Piccolomini não só permitiu, mas encorajou Galileu a retornar a seus escritos. Foi neste período que Galileu começou sua última obra, Diálogos sobre duas novas ciências, onde examina seus sucessos na física. No ano seguinte, ao saber do tratamento preferencial que vinha recebendo, Roma decide enviá-lo a outra residência, desta vez nas montanhas próximas a Florença. Alguns historiadores creem que foi durante esta transferência, e não durante seu julgamento, que ele proferiu as famosas palavras “mesmo assim se move”.   CANESSO Pág. 5

Assim como Sócrates foi condenado por corromper a juventude de seu tempo, Galileu teria que ser condenado, pois ninguém mais do que ele semeou o “terrorismo intelectual” e a “corrupção da inteligência”. (JAPIASSU, 1985 p 58)

Galileu ao ser jugado preferio abandonar suas ideias a ser morto, mais para ele um fausos abandono ao dizer: Eu devo esqueser totalmente a fausa opinião de que o Sol é o centro dese sistema e não move e que a terra não é o centro deste sistema e se move. Galileu Galilei
Para eles que escuta a plocamação de Galileu parasia um abandono mais não foi ao afirmar de cabeça baixa E SE MOVE.
A terra se move ele dise bem baixinho.
Galileu veio a morte em Florença8 de janeiro de 1642.
Galileu como um Homem de Deus e segidro dos Principios Critãos escreveu:
TUDO AQUILO QUE DÁ CURSO A NOSSA VIDA, DEVEMOS RECEBER COMO SENDO O MAIOR DOM DA MÃO DE DEUS. NA QUAL REPOUSA IGUALMENTE O PODER DE NÃO FAZER ABESOLUTAMENTE NADA PARA NÓS. NA VERDADE DEVEMOS ACEITAR O INFORTUNO NÃO SÓ EM AGRADESIMENTO MAIS EM INFINIRA GRATIDÃO A PROVIDENCIA DIVINA. QUE POR MEIO DE TAIS OCORENSIAS NOS LEVA A SUPERAR UM AMOR EXCESIVO POR COISAS TERRENAS ELEVANDO NOSSA MENTE PARA AQUILO QUE É SELESTIAL E DIVINO. Galileu Galilei

Agora você vé Galileu Galilei a apegousse com firmesa a Deus e fez de Deus o seu professor espesial, ele pedil ao senhor que o iluminase e comesou a estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário